COVID-19 e Manifestações Neurológicas – Um olhar sobre a recuperação funcional no período pós infecção

A COVID-19 tem se apresentado como uma doença heterogênea, multifacetada e bastante complexa. Recentes estudos têm apontado uma ampla diversidade de sintomas / doenças neurológicos associadas ao coronavírus. As causas ainda não estão completamente esclarecidas mas acredita-se que, em parte, seja explicada pela extensa cascata inflamatória desencadeada pela infecção pelo coronavírus.

Dentre os principais sinais e sintomas do Sistema Nervoso Central (SNC) estão a tontura, a dor de cabeça e o comprometimento da consciência. Além disso, são reportados casos de doença cerebrovascular aguda, com acidentes vasculares cerebrais (AVC) geralmente em grandes vasos sanguíneos, ataxia, convulsão, alterações cognitivas e grande agitação psico-motora.

Com relação ao Sistema Nervoso Periférico (SNP), tem sido referidos alguns sintomas que inclusive têm auxiliado ao encaminhamento para o diagnóstico inicial da infecção pelo vírus, incluindo comprometimento do olfato e do paladar e da visão. Casos de polineuropatias, especificamente Guillain-Barré também têm sido associados ao coronavírus.

Alguns sintomas de lesão muscular esquelética têm sido relatados, com níveis muito altos da enzima creationofosfoquinase (CPK) e outros marcadores de destruição muscular. Casos de rabdomiólise começam a aparecer na literatura internacional, com casos reportados na China e EUA.

Todas estas alterações levarão à necessidade de uma equipe de Fisioterapia Neurofuncional preparada para o atendimento dessas pessoas após a saída do período crítico nas unidades de terapia intensiva e ambulatórios específicos. Um artigo sobre reabilitação após COVID-19 (Brugliera et al., 2020) cita que a Fisioterapia será uma das principais profissões na recuperação funcional dos pacientes.

Cientes de que estamos no inicio de todo o processo, resta ficarmos atentos e considerarmos que devido às condições clínicas causadas por imobilização prolongada e deteriorização musculoesquelética, mesmo nas pessoas que não necessitarem de internação, teremos sequelas como sarcopenia e limitações funcionais.

Assim, consideramos importantes aspectos o estabelecimento de metas terapêuticas que considerem:

• Fortalecimento muscular progressivo, preferencialmente dos grandes grupamentos musculares e com objetivos funcionais, baseados na tarefa orientada;
  • Manutenção da mobilidade global;
  • Estímulo ao equilíbrio estático e dinâmico;
  • Trabalho respiratório, voltado para as sequelas da doença e também relacionados com o diagnóstico pulmonar prévio;
  • Trabalho aeróbio progressivo e de acordo com a possibilidade individual de cada paciente.

Por fim, quando o objetivo é a recuperação funcional, não podemos perder nosso “leme” que é a participação nas atividades rotineiras no próprio domicílio do paciente e também na sociedade em que está inserido, à medida que tudo vá se reestabelecendo.

Por Dielise Debona Iucksch

Fisioterapeuta e Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR, Doutoranda em Atividade Física e Saúde na UFPR, Coordenadora Prófisio do Ambulatório de Fisioterapia do Hospital de Reabilitação do Paraná e da Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional Adulto da Faculdade Inspirar.

Referências

Brugliera L, Spina A, Castellazzi P, Cimino P, Tettamanti A, Arcuri P, Iannaccone S. Rehabilitation of Covid-19 Patients. J Rehabil Med 52, 2020. doi: 10.2340/16501977-xxxx

Dafer RM, Osteraas ND,  Biller J. Acute Stroke Care in the Coronavirus Disease 2019 Pandemic. Journal of Stroke and Cerebrovascular Diseases, 104881, 2020. doi.org/10.1016/j.jstrokecerebrovasdis.2020.104881

Lau HM, Ng GY, Jones AY, Lee EW, Siu EH, Hui DS. A randomised controlled trial of the effectiveness of an exercise training program in patients recovering from severe acute respiratory syndrome. Aust J Physiother 51: 213–219, 2005.

Organização Mundial de Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa, 2015.

Oxley TJ, Mocco J, Majidi S, et al. Large-Vessel Stroke as a Presenting Feature of Covid-19 in the Young. N Engl J Med May,  2020.

Mao L, Jin H, Wang M, et al. Neurologic Manifestations of Hospitalized Patients With Coronavirus Disease 2019 in Wuhan, China. JAMA Neurol April 10, 2020. doi:10.1001/jamaneurol.2020.1127

Suwanwongse K, Shabarek N. Rhabdomyolysis as a Presentation of 2019 Novel Coronavirus Disease. Cureus 12, April, 4: e7561, 2020. doi:10.7759/cureus.7561

Toscano G, Palmerini F, Ravaglerini S, et al. Guillain–Barré Syndrome Associated with SARS-CoV-2. N Engl J Med May, 2020.

Olá, mundo!

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

A atuação e papel do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

A atuação do Fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está balizada pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 07 de 2.010, onde os parâmetros quantitativos (número de leitos/profissional e número de horas/dia), além do qualitativos (formação), estão bem definitos.

O papel do fisioterapeuta dentro das UTIs não se limita apenas as suas áreas de domínio especifico como a cinésio, eletro e termoterapia.

Neste ambiente o fisioterapeuta compartilha a responsabilidade do manejo do Suporte Ventilatório (Respiradores), seja ele invasivo ou não invasivo, principalmente no que tange ao diagnóstico e manejo da mecânica ventiladora, balizados pela leitura de grandezas como a Complacência, Resistência e Elasticidade.

É de plena responsabilidade do Fisioterapeuta o ajuste de forma mais confortável e menos lesiva ao paciente, na relação dele com o Ventilador Mecânico e da mesma maneira é da responsabilidade do Fisioterapeuta devolver a função de respirar ao paciente, uma ato comumente conhecido como “desmame da ventilação mecânica”.

Os pacientes internados numa UTI, tem como grande inimigo a perda de força muscular, em geral decorrente do desuso da musculatura, somados ao uso de sedativos ou bloqueadores neuro musculares, alem de um arsenal de outros medicamentos necessários porem lesivos e indutores da Polineuropatia, razão pela qual o Fisioterapeuta passa a assumir a responsabilidade de evitar ou minimizar o impacto destes fatores agressivos a função musculoesquelitica, de forma a devolver o indivíduo em melhores condições a sociedade, reduzindo a reinternação e permitindo uma re-socializaçao e reintegração funcional.

Nos pacientes portadores de COVID 19, o papel do fisioterapeuta em grau de importância e necessidade, em nada se difere dos demais pacientes habituais das UTIs, exceto pelo fato destes pacientes apresentarem insuficiência respiratória de forma mais célere e aguda, além do excesso de contingência denotado ao longo da existência da COVID19, razão pela qual o Fisioterapeuta passa a ser necessário e indispensável, não somente nas 18 horas estabelecidas na RDC da ANISA 07/2.010 e sim também nas 24 horas, nos 7 dias da semana.

Finalmente vale dizer que a Fisioterapia se estabeleceu e demonstrou seu grau de importância durante a Epidemia de Poliomielite em 1.956, que teve seu epicentro na cidade de Estocolmo na Suécia e na America do Sul em Buenos Aires, foi nesta oportunidade que o Fisioterapeuta Prof. Dr. Alfredo Cuello desenvolveu e mostrou ao mundo a importância da Fisioterapia.

No Brasil a primeira UTI nasce em 1.971 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória (SOBRAFIR, hoje ASSOBRAFIR) surge em 1.986 e a primeira Pos Graduação em Fisioterapia nesta área no Brasil foi em 1.989 sob a Coordenação do Prof. Dr. Alfredo Cuello e minha, na Universidade Tuiuti do Paraná.

Assim esta especialidade como modalidade de Pós Graduação acaba de completar 30 anos, temos muito a crescer, temos muito a aprender, mas temos muito a ensinar.

Uma honra e um privilégio fazer parte desta história.

Por Dr.Esperidião Elias Aquim
Fisioterapeuta, presidente da Prófisio Faculdade Inspirar, é doutor em Medicina Física.
Junto com o prof. Dr.Alfredo Cuello coordenou a primeira Pós-graduação em Fisioterapia Respiratória no Brasil, em 1989, em Curitiba.