Avaliação do paciente com Parkinson

A Doença de Parkinson (DP) é progressiva e neurodegenerativa, incapacitando o indivíduo em grande parte das AVD’s e também em suas funções cognitivas, conforme a doença vai avançando. Os sintomas motores envolvem tremor, bradicinesia, rigidez e instabilidade postural¹. Dentro das incapacidades adquiridas, existem avaliações específicas para mensurar o grau de comprometimento de cada paciente.

O tremor e a bradicinesia geralmente são causados por diminuição da função dos neurônios dopaminérgicos e geram dificuldades na execução de diversas atividades, como alimentação e auto-cuidados. Sua influência nas atividades pode ser avaliada por meio da escala UPDRS (Unified Parkinson’s Disease Rating Scale)²

A bradicinesia é o principal sintoma da DP e geralmente é acompanhada pela diminuição de força muscular, o que aumenta as chances de queda. Quando associada à instabilidade postural, dificulta a pessoa com DP a deambular sem supervisão ou sem meio auxiliar de deambulação.
Alguns testes já validados para DP são utilizados para avaliar a mobilidade funcional, como TUG (Time Up and Go)³ e o equilíbrio estático e dinâmico, como mini BESTest (Balance Evaluation Systems Test)4. O TUG ainda pode ser associado à dupla tarefa cognitiva ou motora, o que confere maior relevância clínica para um teste relativamente fácil de ser executado. Caso seja percebido a necessidade de avaliação específica das capacidades cognitivas, o MoCA (Montreal Cognitive Assessment) poderá ser utilizado5.

A diminuição de força também aumenta os riscos de doenças respiratórias pela fraqueza do músculo diafragma e dos intercostais, e a espirometria entra em cena para avaliar a pressão inspiratória máxima (PImáx) e pressão expiratória máxima (PEmáx) que tem valores de referências padrão para homens e mulheres hígidos e variando com a idade6. Essas pressões avaliadas irão demonstrar o nível de capacidade de força dos músculos inspiratórios e expiratórios, respectivamente, permitindo ao profissional identificar o nível de intervenção terapêutica para cada paciente.
Por fim, uma opção para avaliação de qualidade de vida e vida comunitária é o PDQ-39 (Parkinson’s Disease Questionnaire-39)7, lembrando sempre que a funcionalidade é proporcional a qualidade de vida.

É importante ter em mente que independentemente da predominância do sintoma, a avaliação sempre guiará a intervenção. Com relação ao tratamento, além da parte medicamentosa, estudos vigentes buscam utilizar atividades físicas para aumentar as opções terapêuticas e, neste sentido, a Fisioterapia se torna fundamental.

Por Francielle Costa Valle
Pós graduada em Terapia Intensiva – Faculdade Inspirar;
Pós graduanda em Fisioterapia Neurofuncional – Faculdade Inspirar;
Fisioterapeuta na empresa Prófisio.

Referências

1. Postuma, et al. MDS Clinical Diagnostic Criteria for Parkinson’s Disease. MovementDisorders, Vol. 30, No. 12, 2015
2. Goetz, et al. Movement Disorder Society-sponsored revision of the Unified Parkinson’s Disease Rating Scale (MDS –UPDRS): Scale presentation and Clinimetric Testing Results. Mov Disord. 2008 Nov 15;23(15):2129-70.
3. Brusse, et al. Testing Functional Performance in People with Parkinson Disease. Phys Ther. 2005 Feb;85(2):134-41.
4. Leddy, et al. Utility of the Mini-BEST Test, BEST-test and BEST-test Sections for Balance Assessments in Individuals With Parkinson Disease. J Neurol Phys Ther. 2011 Jun;35(2):90-7.
5. Sobreira, Emmanuelle. et al. Rastreio de comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson: validade diagnóstica das versões brasileiras da Montreal Cognitive Assessment e do Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2015, vol.73, n.11, pp.929-933.
6. Pereira, et al. New reference values for forced spirometry in white adults in Brazil. Jornal Brasileiro de Pneumologia. 2006.
7. Fitzpatrick, et al. Distribution- based Criteria for Chance in Health-Related Quality of Life in Parkinson’s Disease. J Clin Epidemiol. 2004 Jan; 57 (1) 40-4.

Diretrizes Brasileiras de Mobilização Precoce em UTI

Profissionais da Prófisio (Dr. Esperidião E. Aquim, Dra. Sabrina Donatti F. Silva e Dra. Juliana Thiemy Librelato) participaram da elaboração das Diretrizes Brasileiras de Mobilização Precoce em UTI, publicada recentemente na Revista Brasileira de Terapia Intensiva, contribuindo para fisioterapia baseada em evidências!

Você pode ler a publicação clicando aqui: Diretrizes Brasileiras de Mobilização Precoce em UTI