Gameterapia em ambiente hospitalar

Já pensou em estar internado e ter indicado como parte do tratamento jogos de videogame?

O uso dos videogames na recuperação de pacientes – a chamada gameterapia – já é uma realidade nos hospitais. Dessa forma, o processo se torna mais divertido e ajuda os pacientes a aceitarem melhor o tratamento.

A Prófisio foi pioneira no Brasil no uso dessa técnica. O Nintendo Wii, por exemplo, é um dos videogames que possuem sensores que respondem aos movimentos dos jogadores.

De acordo com o fisioterapeuta Dr. Bruno Coymbra do Amaral, estudos recentes sobre a gameterapia falam da melhora da motricidade em pacientes restritos ao leito e até mesmo para pacientes em recuperação de doenças cardiorrespiratórias, além de ajudar na prevenção do risco de delirium e promover diversão, saindo da monotonia das terapias convencionais.

Como funciona a gameterapia?

O procedimento está sendo cada vez mais utilizado em clínicas de fisioterapia e hospitais do Paraná e do Brasil. A Prófisio já realizou estudos em cima do uso da gameterapia na UTI e constatou que ele pode ser utilizado sem alterar a hemodinâmica do paciente, ou seja, ele é seguro.

A escolha do jogo vai depender do objetivo específico da reabilitação, os mais utilizados em nossos serviços são tênis e boxe, pois melhoram a coordenação motora pacientes de pós operatório, utilizamos também o Wii Sport, para trabalhar membros superiores e o Wii Fit para os inferiores.

Porém, deve-se lembrar que a gameterapia não funciona sozinha; outras atividades físicas, como por exemplo caminhadas ao ar livre e exercícios respiratórios, também são praticadas no hospital.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.